Conselheira: Laura Luana

Testagem – um caminho para uma vida saudável e segura

 

Conhecer o seu estado em relação ao HIV é um dos caminhos para uma vida saudável e segura. Quando se esta em um relacionamento, conhecer o estado do parceiro permitira que caminhem juntos sem medo e quando necessário cada um saberá que tipo de apoio contínuo precisa dar ao outro.  

Em Janeiro deste ano, a conselheira  Laura Luana, afecta a US de Mumemo, no distrito de Marracuene foi alocada um caso Index Sr Paulo Machava (nome fictício) que consentiu a visita para testar a sua parceira sexual na comunidade. A conselheira ligou para o Sr Paulo, para fazer a reconfirmação do consentimento para a testagem da parceira na comunidade e marcar a data da visita a casa.

Chegado o dia, a conselheira dirigiu-se a casa, depois que confirmou que estava na casa certa, conversou com o casal, ofereceu os serviços de aconselhamento sobre HIV /SIDA, pré teste e pós teste e pediu consentimento para testagem de HIV. Nisso, a parceria Luísa Machava (nome fictício) respondeu que “não quero fazer o teste de HIV, hoje não estou preparada”. A conselheira , marcou outra data para voltar a casa.

Passado uma semana, a conselheira Laura voltou a casa do casal Machava, ela continuava não preparada para fazer o teste. Então a conselheira ia ligando para o casal para saudá-los, e saber se precisavam de algum apoio relacionado com os trabalhos que ela faz na comunidade. A Luísa mostrava ainda não preparada e seu esposo mostrava-se preocupado pelo facto de ela não fazer o teste, pois ela apoiava a ele incondicionalmente na toma da medicação.

Num belo dia, 19 de Fevereiro de 2021, a conselheira Laura esteve a trabalhar numa casa próxima da casa da família Machava, e decidiu passar para visitá-los. Chegado lá, encontrou o casal, e o marido de forma cortez, recebeu a conselheira, e ofecereu lhe uma cadeira para sentar no quintal e chamou a sua esposa Luísa, enquanto isso, saiu de casa para as deixar a sós. A Luísa aproximou-se da conselheira, e disse “ainda não estou preparada para receber qualquer resultado de HIV, e como vê eu me sinto bem”.

A conselheira Laura, continuou conversando com ela sobre as vantagens e importância dela conhecer o seu sero estado, e falou-lhe também da possibilidade de ela aproximar-se a US de Mumemo onde poderá receber igualmente os serviços de testagem. Após a conversa, a Luísa consentiu fazer o teste de HIV em casa.

Seguiu-se a fase de testagem, o resultado foi positivo, ela olhando para a placa de resultado reconheceu que o resultado é positivo e lhe foi passado uma guia de referência para se apresentar na US para ligação aos cuidados e tratamento. A Luísa preferiu ir no mesmo dia a US e pediu que a conselheira que acompanhasse. Ao que a conselheira Luana não se opôs, dirigiram-se as duas para a US de Mumemo, chegado lá, recebeu a 1ª consulta e na abertura do processo recebeu o NID 32/21 e iniciou no mesmo dia o TARV.

A Luísa é aderente e está beneficiar se dos modelos diferenciados, (abordagem familiar). O sr Machava, esposo da Luísa segredou o seguinte a conselheira Laura: Graças ao seu apoio, a nossa família está feliz porque a anos que eu queria que minha esposa fizesse teste de HIV, mas ela não aceitava. Hoje estamos a caminhar juntos na busca de tratamento e apoiamo-nos no cumprimento das orientações dadas no hospital e na toma de medicamentos. Obrigado mamã Laura..